terça-feira, 5 de junho de 2007

O primeiro contacto com água salgada!

Hoje lembrei-me de mais uma peripécia vivida pelo Boris. Foi uma daquelas coisas que quando acontecem parece que o mundo vaia acabar, mas quando por fim tudo termina dá para rir. Talvez não tenha graça quando é contado, mas eu que vivi a situação consigo sorrir, senão mesmo rir, sempre que me lembro.
Foi no verão de 2002. O Boris teria uns três meses e deve ter sido a primeira das vezes que o levei a passear para longe de casa.
Estava em Montargil em casa de uns familiares da minha ex-mulher, numa propriedade que, mesmo estando encostada à barragem, com direito a cais e tudo, também tem uma piscina de água salgada.
Na altura aquela piscina, de nova que era, era a menina dos olhos do dono que deixava de vez em quando sair expressões como: "Raios para os pássaros que me sujam a água toda!" e " Cuidado com os pés que podem romper o rebordo!".
Após o almoço, vi o Boris numa correria desenfreada, própria da raça, atrás dos pássaros que pousavam no jardim.
Como já corria perto da água e como a entrada de uma barragem é um pouco diferente da entrada no mar devido à profundidade repentina, pensei em chamá-lo para perto de mim.
Foi pior a emenda que o soneto. Quando o chamei ele veio. Mas como cão despistado que era nem deu conta da piscina.
Imaginem um cão a correr à vontade e a tentar passar por cima de água, qual imitação do Salvador. Claro está que entrou de cabeça, fazendo inveja ao melhor mergulhador Olímpico.
Corri para a piscina perto de onde ele tinha caído e vi-o a meia água a tentar chegar à tona, durante um período que me pareceu uma Eternidade. Quando me preparava para mergulhar, pois parecia que ele não conseguía chegar à tona, lá apareceram aquelas orelhas enormes e os olhos azuis (na altura tinha ainda os olhos de cachorro, que se transformaram à posteriori nuns lindos olhos castanhos ) a olhar para mim a cerca de dois metros.
Espanto: Deu meia volta, atravessou a piscina toda a nado e foi ter com a dona na altura, como se eu tivesse sido o culpado por ele ter entrado de cabeça na piscina. Escusado será dizer que amuou e só passadas algumas horas e muitos mimos da minha parte me perdoou aquilo que lhe tinha feito.
Como vêem, até nisso o Boris era especial: O seu primeiro banho não foi um banho qualquer. Foi um banho de piscina com agua salgada.
V.

Um comentário:

Anônimo disse...

querido